Esteja seguro da sua decisão!

seguro Já tratamos aqui da importância da contratação de seguros como ferramenta para a administração das empresas em geral. Não há dúvidas que, para a gestão dos riscos mais diversos, os seguros em geral servem como importante, para não dizer imprescindível, aliados.

Mas quando tratamos antes da contratação de seguros e, portanto, dos riscos, ativemo-nos aos interesses da companhia. Agora, o foco é aqueles que a comandam, direta ou indiretamente.

No mercado securitário, existe a opção de os executivos contratarem um seguro que o protegem de atos de administração equivocados ou que tenham gerado prejuízos à empresa em que atuam. Tratam-se dos seguros denominados “D&O” (Directors & Officers), que já existem há décadas na Europa e na América do Norte, e que apenas há alguns anos se tornou disponível no Brasil, e que tem como finalidade, em linhas gerais, a proteção ao patrimônio do executivo, nos casos em que ele é responsabilizado legalmente por prejuízos causados por erro ou omissão na gestão da companhia.

Há executivos, aliás, que já condicionam a sua contratação à realização, pela empresa, de tal seguro.

Em determinados casos, a legislação em vigor responsabiliza diretamente os executivos (administradores) por seus atos (aliás, pode existir situações em que o administrador, pela sua simples condição de administrador, unicamente, seja responsabilizado por dívidas da empresa, independentemente do dolo em seus atos).

Evidentemente que a cobertura securitária não ocorrerá em situações em que o ato de má gestão, pelo executivo, seja considerado criminoso ou tenha sido motivado para benefício próprio.

É óbvio que nenhum executivo pretende deliberar algo equivocado ou contrário aos interesses da empresa em que atua! Mas passe a considerar a opção de estar segurado por decisões que possam tomar e que, eventualmente, causem algum prejuízo à companhia, com repercussão em seu patrimônio pessoal.

@ferrazferreira
Advogado Corporativo no Facebook!

O post Esteja seguro da sua decisão! apareceu primeiro em Advogado Corporativo.

Source: Advogados