Arbitragem: vale a pena!
Na semana passada, tive a oportunidade de participar de uma audiência (durante dois dias) em um procedimento arbitral junto à Câmara de Comércio Brasil-Canadá, da qual também participaram dois dos maiores nomes da arbitragem no Brasil atualmente, Carlos Alberto Carmona e Selma Ferreira Lemes. E gostei do que vi!
Pude mais uma vez constatar o quanto a arbitragem é útil, ágil e como ganha cada vez mais relevo como forma de composição de litígios. Nesta audiência, em um ambiente tão sério quanto descontraído (para não dizer informal, característica peculiar da arbitragem), e sempre com altíssimo grau de profissionalismo e comprometimento de todos os envolvidos (partes, advogados, árbitros e assistentes), verifiquei, mais uma vez, como a arbitragem pode ser importante para as empresas, evitando-se desperdício de tempo, dinheiro e energia.
Nesse mesmo procedimento arbitral do qual participei, outro expoente da arbitragem, Hermes Marcelo Huck, também se fez presente quando do seu início, mantendo o altíssimo nível dos trabalhos.
Entendo que a arbitragem — regida no Brasil pela Lei n. 9.307/96 –, deve ser cada vez mais difundida e praticada, o que para as empresas (em especial) é bastante salutar. Por outro lado, sempre cabe a ressalva que já manifestei antes, em outro post, cuja leitura recomendo.
E para quem quiser ter mais notícias sobre a arbitragem, recomendo uma visita ao site do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).
@ferrazferreira
Advogado Corporativo no Facebook!
O post Arbitragem: vale a pena! apareceu primeiro em Advogado Corporativo.
Source: Advogados