A lição de Warren Buffett

Ninguém há de negar a incrível visão, o excelente faro e aguçada inteligência de Warren Buffett quando o assunto diz respeito a finanças e investimentos.

No livro “O TAO de Warren Buffett – Como aplicar a sabedoria e os princípios de investimentos do gênio das finanças em sua vida” (Editora Sextante), escrito por Mary Buffett (ex-nora de Warren Buffett) e David Clark, encontram-se 125 aforismos que têm como base os ensinamentos e perspectivas que os autores obtiveram ao longo de anos de convivência com o mega investidor.

Pois bem. Quando da leitura do livro, encontrei a seguinte passagem, no 57. aforismo: “Pergunte a um consultor se existe um problema e ele achará um problema – ainda que não exista nenhum. Warren descobriu que isso se aplica a banqueiros de investimentos, consultores gerenciais, advogados, mecânicos de automóvel, firmas de conservação de jardins e similares. Pessoas pagas para resolver problemas sempre acharão algum para solucionar.

O texto, recheado do senso de humor peculiar a Buffett, traz uma lição (lição esta de acordo com Buffett, ou com os autores do livro, naturalmente), que pode ser, de certa maneira, contrariada (ou talvez complementada, ainda que isso pareça um paradoxo), se colocada sob um outro ângulo.

E se os advogados fosse contratados, não para “acharem problemas”, mas para evitá-los ? Afinal, essa é a tônica que deve pautar a contratação dos advogados: evitar a existência dos problemas! Bom, não posso falar em nome dos banqueiros de investimentos, jardineiros e demais profissionais citados pelos autores…

Os próprios autores, aliás – e sempre de acordo com os ensinamentos que obtiveram de Buffett – é quem, em outra passagem do livro (no aforismo n. 7), acaba por confirmar esta posição. Assim está condensada a sua idéia: “É bem mais fácil evitar a tentação de infringir a lei para ganhar dinheiro fácil do que lidar com as consequências se você for pego. Para evitar problemas, basta fazer o que é certo na hora certa. Para se livrar de problemas, você precisa de um monte de dinheiro, um monte de bons advogados e, mesmo assim, poderá acabar cumprindo pena por um longo tempo”.

Para Warren Buffet, enfim, “é mais fácil evitar problemas do que se livrar deles”.

@ferrazferreira
Advogado Corporativo no Facebook!

O post A lição de Warren Buffett apareceu primeiro em Advogado Corporativo.

Source: Advogados